Riscos da Apneia do Sono
- cuidarcpap
- 10 de set. de 2017
- 1 min de leitura
Atualizado: 28 de jun. de 2021

Todas as pessoas podem apresentar apneia do sono, até mesmo crianças. Alguns fatores de risco, no entanto, costumam ser elencados pelos médicos. Eles variam de acordo com o tipo da doença, mas pelo menos duas características são comuns: ser do sexo masculino e ter mais de 50 anos de idade. Os homens, em geral, são duas vezes mais propensos a desenvolver a doença do que as mulheres, que têm seu risco aumentado se estiverem acima do peso e também após a menopausa.
Maior risco de acidentes de trânsito e de trabalho: Vários estudos demonstram que o número de acidentes de trânsito em pacientes com apneia obstrutiva do sono (SAOS) é 2 à 3 vezes superior em relação à população normal. Acidentes ocorrem com maior freqüência nestes pacientes porque eles tendem a apresentar maior tendência para "cochilos" involuntários durante o dia.
Hipertensão Arterial Sistêmica: A SAOS é um fator de risco independente para o desenvolvimento de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) ou seja, pacientes com SAOS podem desenvolver HAS mesmo que não tenham outros fatores de risco.
Arritmias cardíacas: Arritmias cardíacas que ocorrem exclusivamente durante o sono são comuns nos pacientes com SAOS. Alterações como bradicardia sinusal, bloqueio atrioventricular, extrassístoles ventriculares isoladas e bigeminadas também foram descritas.
Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Cerebral (AVC): Alguns estudos apontam para risco aumentados destas doenças em portadores de SAOS
Distúrbios Cognitivos: Portadores de SAOS podem apresentar prejuízo nas funções cognitivas como dificuldade de memória, dificuldade de concentração e déficit de Atenção.
Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/16434-apneia-do-sono-aumenta-risco-de-morte-subita-diz-estudo#carousel-galeria(Set/2017)